Conectado como:
filler@godaddy.com
Conectado como:
filler@godaddy.com
Elaboramos e executamos projetos como o Plano de Emergência Individual (PEI) e o Plano de Ação de Fauna (PAF), cujo objetivo é estruturar as atividades de proteção, resgate, transporte e reabilitação da fauna em caso de acidentes em instalações portuárias e refinarias.
Também atuamos no Plano de Proteção à Fauna (PPAF), cujo objetivo é estruturar as atividades de proteção, resgate, transporte e reabilitação da fauna em caso de acidentes em plataformas petrolíferas envolvendo o vazamento de óleo no mar.
A Resolução CONAMA Nº 398/2008 exige ações de resposta a fauna para incidentes de poluição por óleo em águas sob jurisdição nacional, originados em portos organizados, instalações portuárias, terminais, dutos, sondas terrestres, plataformas e suas instalações de apoio, refinarias, estaleiros, marinas, clubes náuticos e instalações similares.
O Centro de Reabilitação de Animais Marinhos do Espírito Santo (CRAM-ES) possui autorização para atendimento a emergências ambientais e realizar a descontaminação de fauna oleada, com espaço para atender a centenas de animais.
Tais eventos demandam uma estrutura física e logística preparada com antecedência, e exigem a mobilização de uma equipe com experiência no atendimento simultâneo a uma grande quantidade de animais.
Oportunamente, esses fatores compõem a rotina do IPRAM, que se mantém em prontidão 24h/dia para atendimento aos seus parceiros.
O IPRAM participa dos exercícios simulados nas instalações para as quais presta serviço.
Historicamente, os meses com maior concentração de exercícios simulados realizados pelo IPRAM são dezembro e maio.
Em dezembro de 2019 resgatamos um gavião-carijó que estava preso pela asa em uma linha de pipa, antes que morresse por exaustão ou fome. As linhas abandonadas no meio ambiente - mesmo nas cidades - atuam como armadilhas para a vida selvagem. Esse gavião perdeu várias penas e não pôde ser solto rapidamente, necessitando aguardar alguns meses em reabilitação até o crescimento de novas penas de voo.
Um treinamento de rotina acabou envolvendo nossa equipe no caso de uma gatinha isolada em um quebra-mar debaixo da Terceira Ponte em Vitória-ES, que precisou ser capturada com armadilha tomahawk.
Esse jovem atobá-pardo (Sula leucogaster) sujou-se com um pouco do óleo que atingiu a ilha Siriba no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos. Foi recolhido e transportado até o Centro de Reabilitação de Animais Marinhos do Espírito Santo (CRAM-ES), onde passou pelo processo de descontaminação. Após a limpeza finalmente pôde ser devolvido ao ambiente natural.
O atendimento aos animais oleados no sul da Bahia ocorreu através da ação conjunta entre o IBAMA, a Marinha do Brasil, o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, o INEMA (BA), o IEMA (ES), o Instituto Baleia Jubarte (IBJ), o CEMAVE/ICMBio e o IPRAM.
No fim de novembro de 2019 esse atobá-mascarado (Sula dactylatra) sujo com óleo foi encontrado na Ilha de Santa Bárbara, no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos. Foi recolhido e transportado até o Centro de Reabilitação de Animais Marinhos do Espírito Santo (CRAM-ES), onde passou pelo processo de descontaminação. Em 27/12/2019 a ave foi devolvida ao ambiente natural.
O atendimento aos animais oleados no sul da Bahia ocorreu através da ação conjunta entre o IBAMA, a Marinha do Brasil, o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos/ICMBio, o INEA (BA), o IEMA (ES), o Instituto Baleia Jubarte (IBJ), o CEMAVE/ICMBio e o IPRAM.
Ação do IPRAM durante derramamento de óleo misterioso no Nordeste do Brasil em 2019
APRESENTAÇÃO DE LEANDRO EGERT NO SEMINÁRIO "LIÇÕES APRENDIDAS" DO IBAMA
Copyright © 2024 IPRAM – Todos os direitos reservados.
Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.