Conectado como:
filler@godaddy.com
Conectado como:
filler@godaddy.com
ATÉ A CHEGADA DO RESGATE
Se a tartaruga apresentar um porte pequeno, estiver imóvel na areia da praia ou “capotando” nas ondas, e toda a situação ocorrer em horário diurno, pode ser que ela esteja fraca e necessitando de cuidados veterinários.
Capture-a apenas se ela não demonstrar controle sobre a própria locomoção (por estar presa em algum artefato, ou fraca e imóvel). Do contrário, você pode estar perturbando um animal ameaçado de extinção e cometendo um crime ambiental.
Se a tartaruga que caminha pela praia apresenta grande porte, é uma adulta. E se o horário for noturno (ou crepuscular), é muito provável que ela esteja apenas procurando um lugar para realizar a postura de seus ovos.
Por isso, nessa situação com uma tartaruga adulta antes de cogitar manusea-la sempre comunique a equipe de resgate para relatar o comportamento do animal e pedir uma orientação sobre o que fazer.
Se a tartaruga realmente precisar de ajuda, pegue-a pelo pelos dois lados da carapaça e a coloque em uma caixa plástica ou em uma área isolada. A tartaruga precisa estar em um AMBIENTE SILENCIOSO, AFASTADA DE CURIOSOS e ABRIGADA da incidência direta dos raios solares.
Se o dia estiver muito quente, mantenha o animal úmido recobrindo seu casco e nadadeiras com um pano molhado. As tartarugas não sentem frio, pois sua temperatura corporal ajusta-se à temperatura ambiente.
NUNCA coloque o animal em algum recipiente com água enquanto aguarda o resgate, pois estes animais respiram por pulmões e quando debilitados, podem se afogar.
NUNCA deixe a tartaruga de barriga para cima, pois isso atrapalha muito a sua respiração e ela pode sufocar.
Caso perceba a presença de seres vivos invertebrados aderidos ao corpo do animal, não se preocupe, não há necessidade de removê-los nesse momento.
Tartarugas debilitadas podem apresentar cracas, algas e sanguessugas em sua superfície corporal, dentre outros seres vivos.
Ao amigo protetor da natureza, tenha a segurança redobrada durante o manuseio do animal, pois como forma de se proteger, a tartaruga pode morder e desferir golpes com as nadadeiras anteriores.
Se você encontrou um animal marinho que precisa de ajuda, entre imediatamente em contato com as equipes do Projeto de Monitoramento de Praias da Petrobras ou instituições locais através dos telefones abaixo:
(85) (9090) 99675-0665
(84) (9090) 98843-4621
(79) 99164-0707
(71) 99679-2383
0800 991 4800
0800 991 4800
0800 009 5444
0800 642 3341
Copyright © 2024 IPRAM – Todos os direitos reservados.
Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.